O Perfil do Profissional de Comércio Exterior.

Piloto de mesa. Quem ainda não ouviu esta frase.......

No mundo corporativo, chamamos de piloto de mesa aqueles profissionais que tem como rotina suas tarefas diárias, ou seja, sabe o que e como deve ser seu trabalho todos os dias e em horários programados. Este profissional, competente, adquiriu este perfil através de aprendizado de seu antecessor e certamente passara para seu sucessor.

Não estou aqui para dizer que uma profissão é mais importante que a outra, mas sim, para poder apresentar quais atitudes diferenciam o profissional de comércio exterior dos demais.

Nós desta área, temos uma pequena diferença, não podemos ser piloto de mesa.

O profissional de Comex, esta sujeito a uma novidade a cada instante, uma vez que, todo nosso trabalho esta baseado em legislação, alfândega, dependência de chegada ou não do navio, disponibilidade de sistemas (SISCOMEX) e principalmente da compreensão dos envolvidos na área. Devemos ser dinâmicos, atentos as situações do dia a dia, o que fizemos no dia de ontem, pode não ser aplicado no dia de hoje. A cada conferencia física do fiscal junto a uma mercadoria na alfândega, é uma novidade, uma exigência a ser cumprida. Vale ressaltar que em muitos momentos, somos GURUS, ou seja, “adivinhamos” o que poderá acontecer, caso determinado procedimento não seja tomado.

Ah, e a parte do reconhecimento..... é incrível, mas muitos colegas com que converso tem a mesma sensação, quanto ao reconhecimento. Quando as “coisas” andam tudo as maravilhas, alguns de nossos colegas ou chefes de outro departamentos, passam ao nosso lado e se questionam: quem é esse colaborador? O que ele faz aqui? Será que o salário dele não é muito alto para a empresa? Quase passamos desapercebidos......, mas “deixe” uma carga sem embarcar na data prevista, atrase a liberação de uma importação e pronto, você será lembrado de imediato. “Aquele colaborador, além de não fazer nada o dia todo, ainda atrasa nosso processo de produção..... ganha uma maravilha e não faz nada direito.....etc, etc.

Quem esta trabalhando na área talvez já tenha passado do Céu para o inferno inúmeras vezes, deve ter ficado extremamente estressado (amanhã não volto), deve ter acordado inúmeras vezes no meio da noite e lembrar do R.E. ou da D.I. que ainda não foi emitida ou liberada.

Mas convenhamos, quem entra nesta profissão não sai mais. A dinâmica do processo é muito envolvente, nos desafia a todo instante e principalmente nos motiva a cada dia conhecer algo mais, a estudar um pouco mais aquele assunto. Chegamos ao ponto de em uma viajem de férias para o litoral sul, ir “passear” no porto, só para vermos os navios e ficar imaginando, minha carga esta embarcando neste navio, olha como é a operação de carga e descarga de uma navio...... coisas do profissional de Comex.

Finalizando, esta é uma área em que as oportunidades são para os que melhor se preparam, inglês e espanhol são considerados como o básico, uma boa formação em curso superior e extra curriculares, essencial. Mas garanto que em um determinado “time” de sua vida, você irá olhar para trás e dizer, VALEU A PENA.

Márcio Diniz

Prof. Universitário e diretor da MGL Soluções em Comércio Eexterior e Treinamento Empresarial.

e-mail.: mglsolucoes@mglsolucoes.com.br

www.mglsolucoes.com.br



Vestibular Fatec:www.fatecid.com.br

Comments

0 Responses to " "

Postar um comentário