Perfil do Profissional de Informática

Pergunta: O que vale mais: Curso Superior X Certificações

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e a palavra-chave do momento para obter sucesso na vida profissional é o diferencial, o que não é diferente na área da Tecnologia da Informação. Hoje em dia uma das perguntas que mais envolvem os profissionais que tendem a atuar no ramo da informática é o que fazer para obter mais sucesso profissional nesta área, qual seria o diferencial de um profissional deste ramo? Muitos se perguntam o que é mais importante: Um curso superior na área ou certificações específicas da mesma.
De forma geral, esta pergunta não pode ser respondida facilmente, pois tanto um curso superior quanto uma certificação asseguram um diferencial para o profissional de TI, e para que possamos visualizar os dois "skills", segue um balanceamento das vantagens de cada um:

Curso Superior:
- Assegura uma base salarial mais alta para o profissional
- Representa o requisito básico de contratação de muitas empresas do ramo (Perfil mínimo para contratação no RH)
Certificações:
- Certificam o conhecimento do profissional em determinada área dentro do setor da informática
- Representa um diferencial perante os outros profissionais que não tem esse mesmo conhecimento

A questão é: Qual é o seu objetivo na vida profissional? Quais são os aspectos que você pretende atingir para alcançar a sua satisfação profissional?

Ambos os cursos são importantes para uma carreira profissional desta área, mas defini-se como requisito básico, como em qualquer outra área, um curso superior, atém mesmo para assegurar um piso salarial mais alto compatível com um profissional formado. Mas dependendo da certificação, no caso de existirem poucos profissionais certificados e muita procura, o salário (por hora ou não) aumenta gradativamente, então cabe ao profissional saber em que situação cada um se encaixa.

FATEC Indaiatuba

Comments

0 Responses to "Perfil do Profissional de Informática"

Postar um comentário